Monday, April 14, 2008

E não que a chama se apagou mesmo?

Pois é! 
A chama apagou-se e Zeus - talvez assustado pela facturação da EDP - resolveu enviar-nos uns tornados só para chatear a malta. 
Obviamente que os dois factos não estão ligados, contudo há que reflectir um pouco sobre este tornado de opinião pública que recentemente resolveu levantar-se pelo mundo para chatear a China e a organização dos Jogos Olímpicos. 

Na realidade a questão tibetana caiu agora no goto das pessoas tal como há uns anos atras a questão eleita foi Timor Leste a ocupar as luzes da ribalta. As pessoas agrupam-se em torno de causas de estimação, algo que quem quer vender o que quer que seja usa e abusa diariamente. 
Contudo este factor não retira legitimidade às causas. 

Do outro lado temos um China, num regime que por esta altura  não é carne nem é peixe disfarçado de comunismo imperialista, que está a impor regras num local que consideram como seu, de uma forma que consideram perfeitamente legitimas. 

E no meio temos o Comité Olímpico, que tem uma atitude perfeitamente idiota no meio de tudo isto. Eles apelam para um não aproveitamento político dos Jogos - se bem me lembro os Jogos sempre tiveram uma forte componente política, alias toda a sua criação nada mais foi que um acto político - e dentro desta linha de pensamento e tendo em conta os fortes protestos de Londres e dos ainda maiores sentido em Paris, resolveram extinguir eles próprios a chama Olímpica e reacender num ambiente mais seguro realizando assim, o que a meu entender só pode ser visto como um dos maiores actos de cobardia de toda a história dos Jogos Olímpicos. 

Se as pessoas se pretendem manifestar contra a realização dos Jogos Olímpicos na China quem é o Comité Olímpico para retirar esse direito às pessoas? 
Até parece que as pessoas estavam a cometer uma tentativa de homicídio ou a cometer um acto terrorista avassalador para a raça humana.

Numa pequena nota de rodapé tenho que dizer que afinal esta semana não houveram 2 tornados mas sim 3. O ultimo veio de Coimbra e conseguiu devastar uma catedral da luz que pede ansiosamente o final do campeonato. 
Eu bem tento demonstrar o meu apoio pelo Benfica mas com jogos assim é difícil...

Sunday, April 6, 2008

Ena tanta coisa...

Devido a alguns assuntos pessoas acabei por descurar a escrita deste blog. Talvez a forma de conseguir por tudo isto em ordem seja por fazer uma espécie de apanhado pelos acontecimentos que ocupam a minha memória.

Primeiro e mais evidente por toda a discussão gerada em volta é sem duvida o caso da menina que resolveu ter um ataque de histeria quando a professora a privou do seu amado telefone. 
Por esta altura do campeonato já muita coisa foi escrita e dita sobre o assunto, houve vários debates televisivos, na minha mente fica a noção que isto é fruto de uma incapacidade dos pais se conseguirem adaptar aos desafios que lhes são colocados, neste caso o desafio de educar as suas pequenas criancinhas. 
Não sei porque mas as vezes parece-me perigoso escrever na mesma frase pais e educar quando a opinião geral passa por uma demissão dos pais desta função e um empurrar das mesmas para a classe profissional dos professores e ao mesmo puxando a autoridade debaixo dos pés dos professores causando um verdadeiro colapso do sistema.

Segundo, a estrondosa queda do IVA no todo 1%.
Honestamente não percebi. É uma diferença muito grande para as receitas do governo e demasiado pequena para o bolso de quem paga o IVA. Como ponto positivo é que ao menos não subiu. 

Terceiro, Porto campeão 2007/2008. 
Contra factos não há argumentos e de facto se há equipa que este ano mereceu ganhar foi o Porto. 

Quarto, Tocha Olímpica vs Protestos Pró-Tibete.
Tenho de admitir que há uma parte de mim que gostava de ver alguém a conseguir apagar a Tocha Olímpica, só para ver o que aconteceria. Se calhar Zeus chateava-se e atirava um raio contra qualquer coisa.